Aguarde um momento, por favor...

 
 
EnglishEnglish
 
Página inicial » União Europeia » Agenda Europeia para a Cultura » Reunião Directores Gerais
 
Logo Reunião dos Directores Gerais

O FUTURO DA AGENDA DE LISBOA 2020 DISCUTIDO EM GUIMARÃES

Os Directores-Gerais da Cultura da União Europeia reuniram-se esta semana em Guimarães, num encontro em que se debateu o contributo dos sectores cultural e criativo para a saída da crise económica em que a generalidade dos países se encontra mergulhada.

Nas vésperas de se delinear um novo modelo de desenvolvimento em que o conhecimento terá de figurar à cabeça das fontes de crescimento, os responsáveis europeus coincidiram na necessidade de responderem em conjunto à consulta pública lançada pela Comissão há dois dias sobre a Agenda 2020.

As conclusões da reunião de Guimarães surgem numa altura em que as profundas transformações impostas pela crise exigem um esforço acrescido de criatividade a respeito das linhas de orientação e das prioridades da reforma a serem aprovadas pelo Conselho Europeu para os próximos 10 anos.

Em face dos dados revelados por vários estudos levados a cabo no diferentes Estados-Membros, os Directores-Gerais da Cultura da UE foram unânimes em propor que os sectores cultural e criativo figurem entre as áreas de investimento da futura Estratégia de Lisboa.

A promoção do empreeendedorismo e das parcerias públicas-privadas, o acesso ao financiamento, o desenvolvimento de fundos de capital de risco ou a sensibilização dos decisores políticos para o carácter estratégico do sector constituíram pontos-chave dos debates havidos.

No final do dia as conclusões foram claras:

  • A identificação dos sectores cultural e criativo como fundamentais para a superação da crise que a Europa e o mundo atravessam
  • A necessidade de incluir a cultura e as indústrias culturais e criativas na “Agenda 2020”
  • A relação íntima entre Educação e Cultura, da qual a criatividade e a inovação dependem em absoluto. Após 2010 poder-se-á começar a pensar na eventual criação de um instrumento especialmente vocacionado para as indústrias culturais e criativas europeias
  • A importância da regularidade das reuniões dos Directores Gerais da Cultura da União Europeia, que passarão a ser anuais, realizando-se a próxima na Áustria, organizada conjuntamente com Portugal.


Consulte os documentos preparatórios desta reunião, que contou a colaboração da Câmara Municipal

- The Impact of culture ob creativity, (PDF 1,07 MB) Junho de 2009

- Preliminary Report- OMC – Expert Working Group on maximising the potential of Cultural and Creative Industries, in particular that of SMEs / Dick Rijken, Fernando Freire de Sousa (DOC 142 KB)