Aguarde um momento, por favor...

 
 
EnglishEnglish
 
Noticias Em Destaque
Secretário de Estado da Cultura percorre o país para sessões de trabalho no âmbito do Modelo de Apoio às Artes

O Ministério da Cultura, em conjunto com a Direção-Geral das Artes, definiu como objetivo para 2017 a revisão do Modelo de Apoio às Artes em Portugal.

O processo de auscultação aos agentes culturais corresponde à segunda fase do projeto de construção do modelo de apoio às artes e tem como objetivo a recolha de informação e de contributos do setor sobre os modelos de financiamento atuais, quer sejam ou não beneficiários do Estado.

O convite à participação e ao envolvimento dos agentes culturais na revisão dos modelos de apoio, considerou-se, desde uma primeira fase, imprescindível para se alcançarem resultados objetivos, assentes na realidade do setor no contexto artístico atual.

É transversal à atuação do Ministério da Cultura a promoção de uma política de proximidade e de diálogo com os diversos atores e entidades que tutela ou para quem tutela. Também a revisão do modelo dos apoios às artes assenta nesta premissa, quer no trabalho desenvolvido numa primeira fase pelo grupo de trabalho reunido para o efeito, quer na segunda fase que agora se inicia com a auscultação às entidades, coletivas e individuais.

Realizar-se-ão sessões com os agentes culturais nas várias Direções Regionais de Cultura, nos próximos dias 7 (Alentejo e Algarve), 8 (Centro e Norte) e 10 (Lisboa), com o propósito de apresentar a metodologia de auscultação, no âmbito do Modelo do Apoio às Artes, e também para eventuais esclarecimentos sobre a forma de participação no processo.

O processo de trabalho estará concluído e implementado nos próximos meses, com abertura de concursos prevista para o segundo semestre de 2017.

Estarão presentes o Senhor Secretário de Estado da Cultura, a Diretora-Geral das Artes e os Diretores Regionais de Cultura de cada Região.

As sessões terão a duração de 2h. A coordenação das sessões está a ser realizada pelas Direções Regionais de Cultura e, em Lisboa, pela Direção-Geral das Artes.

----

SESSÕES DE TRABALHO

Terça-feira, dia 7 de fevereiro de 2017

10h00-12h00
Évora - DRC Alentejo na Casa de Burgos
confirmar presença para: carlapestana@cultura-alentejo.pt

15h00-17h00
Faro - DRC Algarve na sede da Direção Regional de Cultura
confirmar presença para: bserra@cultalg.pt

Quarta-feira, dia 8 de fevereiro de 2017

10h00-12h00
Coimbra - DRC Centro, no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
confirmar presença para: icesar@drcc.gov.pt e celesteamaro@drcc.gov.pt

15h00-17h00
Porto - DRC Norte na Casa das Artes
confirmar presença para: nalmeida@culturanorte.pt

Sexta-feira, dia 10 de fevereiro de 2017

11h00-13h00
Lisboa - Direção-Geral das Artes / DRC LVT no Auditório da Torre do Tombo
confirmar presença para: info@dgartes.pt