Aguarde um momento, por favor...

 
 
EnglishEnglish
 
Página inicial » Carlos Saura
 
Carlos Saura

Carlos Saura (n. 1932), realizador de cinema. Em Portugal o seu primeiro filme de grande impacto foi A Caça, premiado em 1966, no Festival de Cinema de Berlim. Após 1966, e do grande sucesso de A Caça, Saura realizará uma média de um filme cada dois anos. Podemos lembrar algumas obras que perduram no cinema espanhol e mundial: Peppermint Frapeé, Cria Cuervos, La Prima Angélica, Elisa Vida Mia, Mamá cumple Cien Años,  Deprisa deprisa, Carmen, e três documentários: Tango, em 1998, Flamenco, em 1995 e em 2007 realiza em Portugal Fados.


Com Fados, o realizador mostra como Lisboa se identifica a este tipo de música, como os seus intérpretes são porta-vozes desta cidade. Revela as origens deste género musical e além dos intérpretes tradicionais, como Amália e Marceneiro, inclui a nova geração de fadistas como Camané e Mariza.


A actuação dos fadistas é valorizada por uma mise-en-scène de efeitos especiais. O filme tem a colaboração de Carlos do Carmo, como expert do fado de Lisboa. O Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura 2012 foi-lhe atribuído tendo em mente a realização do documentário Fados. 


O Júri considerou que a atribuição do Prémio ao documentário de Carlos Saura foi o reconhecimento como uma ponte entre as duas culturas.