Aguarde um momento, por favor...

 
 
EnglishEnglish
 
Página inicial » Miguel Torga
 
1989
Miguel TorgaMiguel Torga

Adolfo Correia da Rocha nasce em 1907 em Vila Real. Na infância conhece as dificuldades da humilde vida rural e ainda adolescente emigra para o Brasil. Será, porventura, este exílio, que o torna tão apegado à região natal, a Portugal e às suas gentes, fazendo desta temática presença constante da sua obra e tornando-o no poeta das forças telúricas.

De regresso a Portugal, forma-se em Medicina na Universidade de Coimbra. Todavia, é como poeta, contista, romancista e ensaísta que se notabiliza, chegando a ser várias vezes nomeado para o Prémio Nobel da Literatura. De entre a sua vasta obra poética, poder-se-á destacar "Nihil Sibi" (1948), "Orfeu Rebelde" (1958) ou "Poemas Ibéricos" (1965).

Exemplos de prosa são "Os Bichos" (1940), "Novos Contos da Montanha" (1944) ou "Fogo Preso" (1976).

Não é possível identificar o estilo de Miguel Torga com quaisquer escolas literárias nem com círculos culturais, pois a sua personalidade intransigente não o permitiu. De facto, nunca receou atacar o estabelecido e enfrentou a solidão e o isolamento como um dogma: "A desgraça é que não me deixam estar só, pensar só, sentir só". A morte chamou-o em 1995.