Aguarde um momento, por favor...

 
 
EnglishEnglish
 
Página inicial » Presidência Húngara
 
Presidência Húngara
Presidência húngara

Presidência da Hungria do Conselho da União Europeia (1.º semestre 2011): prioridades na área da Cultura

A Presidência Húngara, no que respeita à cultura, apresenta como grandes bastiões da sua actuação por um lado a diversidade cultural e, por outro, o património.

Os Estados Membros da União Europeia devem ter a noção de que a diversidade cultural se trata de um valor europeu que necessita grandemente de ser protegido: será, por isso, o tema central das principais manifestações organizadas pelas Autoridades Húngaras.

Por outro lado, e com a grande preocupação de protecção do Património cultural, a Presidência húngara insistirá com o processo legislativo respeitante à Marca do Património Europeu reconhecendo o património e a identidade europeia comum.

Será ainda dada uma particular atenção ao Plano de Trabalho para a Cultura 2011/2014, bem como no contexto da Estratégia Europa 2020, a Presidência visa identificar os domínios e os meios pelos quais a cultura pode contribuir para um crescimento inteligente, durável e inclusivo e atingir os objectivos da Estratégia. Neste aspecto, torna-se essencial o papel desempenhado pelas indústrias culturais e criativas no reforço da competitividade, na coesão social, os laços entre a cultura e a educação, assim como chamar a atenção para as sinergias resultantes da união entre inovação e cultura.

A Presidência deseja ainda sustentar uma análise dos obstáculos à mobilidade dos artistas e de outros profissionais da cultura e colocar em funcionamento um sistema de informação para combater obstáculos à referida mobilidade.