Aguarde um momento, por favor...

 
 
EnglishEnglish
 
Página inicial » Cooperação Cultural Multilateral » OEI - Organização de Estados Ibero-americanos
 

OEI-Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura

A OEI- Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, é um organismo internacional de carácter governamental, criada em 1949, para a cooperação entre os países ibero-americanos no campo da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura.

Os Estados-membros de pleno direito e observadores são a Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, República Dominicana, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.

O financiamento da OEI e dos seus programas é garantido pelas quotas obrigatórias e pelas contribuições voluntárias dos Governos dos Estados-Membros e pelas contribuições que, para determinados projectos, possam fazer instituições, fundações e outros organismos interessados na melhoria da qualidade educativa e no desenvolvimento científico, tecnológico e cultural.

Neste âmbito da cooperação Ibero-Americana, a Secretaria de Estado da Cultura participa nos seguintes programas:

Programa IBERMEDIA

O IBERMEDIA é um fundo multilateral de cooperação técnica e financeira que tem como objetivo fortalecer o espaço audiovisual ibero-americano, apoiando a realização de co-produções e a distribuição de obras através de duas convocatórias anuais de ajudas financeiras a projetos audiovisuais.

O Instituto do Cinema e Audiovisual, I.P. (ICA,I.P.) é a entidade que em Portugal representa o país neste Programa.

Saiba mais em http://www.programaibermedia.com

Programa IBERMUSEUS

O IBERMUSEUS foi instituído com o objetivo de fomentar e articular as políticas museológicos para a região ibero-americana. Visa a criação de mecanismos multilaterais de cooperação e desenvolvimento de ações conjuntas nos domínios dos museus e da museologia, o reforço da relação entre instituições e profissionais deste setor, assim como a promoção de boas práticas.

O Programa opera num universo ibero-americano de mais de dez mil museus, que contêm 200 milhões de obras e contam com cem milhões de visitantes por ano.

A Direção-Geral do Património Cultural representa Portugal neste Programa.

Saiba mais em http://www.ibermuseus.org/

 

Programa ADAI (IBERARQUIVOS)

Este Programa apoia a modernização dos arquivos e o acesso do cidadão à informação arquivista. Cobre todo o tipo de arquivos e temáticas entre as quais importa destacar temas relacionados com os direitos humanos, populações de origem, mulher e desenvolvimento, e processos de independência.

As ajudas são concedidas para a preservação, conservação e restauração de arquivos, assim como para bolsas de formação e assistência técnica.

A Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas é a entidade que em Portugal representa o país no ADAI.

Saiba mais em http://segib.org/es/node/2963


Programa Ibero-Americano de Cooperação em matéria de Bibliotecas Públicas (IBERBIBLIOTECAS)

Este programa, criado em 1998, integra os responsáveis nacionais de bibliotecas públicas dos países ibero-americanos e o Centro Regional para o Fomento do Livro na América latina e nas Caraíbas (CERLALC). Tem como objectivos principais, o intercâmbio de informação, experiências e desenvolvimento de projetos conjuntos.

Saiba mais em http://www.iberbibliotecas.org/