Aguarde um momento, por favor...

 
 
EnglishEnglish
 
Página inicial » Cooperação Cultural Bilateral
 

O GEPAC participa, consultados os serviços competentes da Secretaria de Estado da Cultura, na negociação dos acordos culturais bilaterais e de cooperação entre Portugal e os restantes países do mundo.
Até 1955, Portugal tinha celebrado apenas um acordo cultural. Nos últimos 45 anos foram assinados mais de 60 novos acordos, com países de todos os continentes, culturas e credos, retomando a vocação universalista e a abertura que levou os portugueses aos quatro cantos do mundo.
Estes acordos têm como principal finalidade dar a conhecer a cultura e as artes de cada país, através de exposições, espetáculos de música, teatro e dança, difusão da literatura e dos autores nacionais.
Promovem também oportunidades de apresentação em Portugal dos aspetos mais relevantes da cultura dos países com os quais são celebrados.

Acordos e Programas de Cooperação


O GEPAC assegura ainda a preparação das reuniões de responsáveis governamentais da área da cultura, realizadas no âmbito das Cimeiras de Chefes de Estado e de Governo com outros países.
Para além das Cimeiras, acompanha igualmente reuniões com um carácter mais irregular, decorrentes das diversas formas de cooperação estabelecidas a nível bilateral, enquadradas ou não por Acordos e Programas de Cooperação.

Reuniões de Ministros e de Chefes de Estado